quarta-feira, 13 de abril de 2011

Reflexões

          Este blog nasceu, provocado pela necessidade de se dar uma resposta a outro blog, o "Tiário de Crodt Lott", o que deixo claro na primeira postagem feita aqui no Sapo fora do Buraco. Porém, esta foi somente a motivação inicial, pois o Sapo fora do buraco não pretende ser só um contra ponto à outro blog. O Sapo fora do buraco pretende ser uma alternativa a pontos de vista limitados, preconceituosos e mal intencionados, independente de onde venham.

          Em alguns emails que tive oportunidade de trocar com os responsáveis pelo "Tiário de Crodt Lott" ficou claro, para este humilde, mas não rasteiro, Sapo, que a motivação surgiu graças ao movimento de emancipação. Porém, conforme fui informado pelo "etitor" do referido "tiário", somente como um pano de fundo para fazer graça. Sem nenhuma intenção de fazer críticas ao movimento, como tenta fazer entender a Folha Popular quando da matéria sobre o blog.


      

          Como não sou um Sapo rancoroso, aceito as desculpas pedidas. Tenho certeza, que fazendo algumas correções que evitem a pessoalização e o desrespeito à comunidade o "Tiário de de Crodt Lott" pode ser uma alternativa de humor e dar certo. Vejo com bons olhos a revelação de novos artistas no nosso meio.

          O que não vejo com bons olhos e não posso admitir é a manipulação da informação. 

          Está escrito na página 6 do Jornal folha Popular de 26 de março de 2011, no seu Painel Especial, na Matéria intitulada "Na terra do Crodtt Lott": 

"Sobre a proposta de emancipação de Teutônia Norte, algumas pessoas criaram um blog, em março de 2011, como se fosse um jornal do novo Município..."  

           Fica óbvia a tentativa de manipulação... O editor do referido "tiário" deixa claro no email apresentado mais acima que "...não houve NENHUM intuito de nos manifestarmos a respeito" e "...justamente foi só inspiração...".




           Por que o jornal não tomou o cuidado de perguntar antes de afirmar? 
           
          Ahhhhh, ae que tá.... A finalidade não era informar e sim cutucar, alfinetar e provocar de forma maniqueísta a discussão entre os leitores.


               Já havia mencionado em outra postagem a perguntinha rápida e rasteira e não menos maniqueísta que tentava colocar o processo de emancipação equiparado com a destruição do alicerce de uma casa o que só vem a fortalecer o argumento deste Sapo.

                Que fique claro que sou um defensor incansável da liberdade de opinião e que acho que todo e qualquer jornal tem o direito de se posicionar sobre qualquer assunto. Mas para haver posição tem de haver clareza. Não dá para ter opinião e posar de isento manipulando informações.


                 Atitudes valem muito mais que palavras.



Palavras apenas
     Palavras pequenas
     Palavras, momentos
     Palavras, palavras
     Palavras, palavras
     Palavras ao vento...           
(Cássia Eller - Palavras ao vento)


          Está publicado na página 6 da Folha Popular de 9 de Abril de 2011 na coluna "De olho na região" sob o título "Reflexões":
Obs: As frase em itálico e entre parênteses são de autoria deste Sapo que teima em ver as coisas de fora do buraco. O resto é do Lucas.

          Lançar reflexões é, também, proposta dos meios de comunicação, através de seus jornalistas e colunistas. (concordo plenamente). Quando se lança uma pergunta (desde de que não seja mal intencionada e maniqueista) tem-se o propósito de fazer as pessoas refletirem sobre o tema, cada qual formando a sua opinião conforme seus valores , princípios e ideais. (é meu sonho, mas será assim na realidade? não é o que foi feito, conforme exemplos citados acima) Se fôssemos sempre apresentar tudo mastigado, certamente perderia o sentido e seria fechar os ângulos de análise. (nada fecha mais o ângulo de analise do que uma pergunta direcionada ou uma matéria desinformada) A pergunta instiga a curiosidade individual e abre novos pontos de vista sobre o tema.; amplia-se o leque. (dependendo da forma como for feita a pergunta pode acontecer justamente o contrário, lamentavelmente) Afinal, todos queremos uma sociedade livre de pensamentos. (Será? Eu posso falar por mim. E realmente quero uma sociedade com liberdade de pensamentos.) Nossa homenagem aos colegas jornalistas pela passagem do seu do seu dia, 7 de abril. (Parabéns a todos os jornalistas que tem compromisso com a ética e a verdade)


            
         Abaixo segue o texto da coluna sem os meus comentários para facilitar a compreenção.







          Posso estar errado mas a reflexão lançada acima me parece uma resposta as críticas proferidas anteriormente aqui neste blog, por este Sapo ousado. O que me deixa lisonjeado já que, por email, parecem ignorar e demonstrar indiferença.
          

          Posto isso, volto a dizer que atitudes valem e falam muito mais do que palavras....



"Escreveu e não leu...
  
...o Sapo se meteu"



        O baque foi tanto, que ficou sem idéias para novas, "isentas" e "reflexivas" rapinhas?






         Agradeço a todos que tem mandado emails e mensagens com elogios, dicas e críticas.

      Posso dizer que nenhuma das críticas que faço ou embates que travo são direcionados à pessoas e sim as suas práticas e idéias. E mantenho, tranquilamente, uma relação respeitosa e até de amizade com pessoas com as quais eu não concordo.

          Aos que já me indagaram sobre a identidade do homem  por traz do Sapo eu digo em formato de Reflexão:

    "É muito mais importante ter e demonstrar idéias claras sem mostrar o nome, do que mostrar o nome sem deixar a idéia clara." 


Atenciosamente

Aldo Kröte




4 comentários:

  1. Olá gostaria de colaborar,neste fantástico cantinho de comentários.Em se tratando de política, me fascina a idéia de provocar comentários em relação o que é bom, e o que não é viável.

    ResponderExcluir
  2. Seja bem vindo Anônimo. fique a vontade para palpitar, provocar e opinar a vontade.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sapo.
    To gostando do blog e irei divulgá-lo aos amigos.
    Também acho que a Folha Popular não é imparcial nas suas notícias.
    Será que eles divulgariam a colocação de Teutônia no ranking do Tribunal de Contas do Estado (TCE RS)acerca das aplicações em Educação?
    Teutônia, que se vangloria de ter a segunda maior arrecadação do Vale, está na posição 439º dos 496 municípios. Mas eles irão votar o aumento do número de vereadores. Hehehe.
    Sugiro que escrevas sobre esse assunto, pois tu
    escreves bem. Tem mais informações no site do TCE RS.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Anônimo.
    Que bom que tenhas gostado do blog e agradeço muito a colaboração.
    A dica do assunto é interessante e vou buscar mais informações sobre tal.
    Se quiser ajudar, mande as informações que vc já tem para o email sapoforadoburaco@gmail.com .

    Obrigado

    Aldo Kröte

    ResponderExcluir