sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Sapo Fora Do Buraco


Olá, meu nome é Aldo Kröte, mas podem me chamar de Sapo.
Recorro a sabedoria milenar oriental, através do conto “O sapo no poço” de Zhuangzi, um filósofo taoísta bem conhecido que adverte sobre a imposição de uma perspectiva limitada sobre a vida, para introduzir.
Eis o conto:

O Sapo no Poço

Em certo lugar, havia um bando de sapos habitando um poço. 
A boca desse poço era muito estreita e não permitia ter a ampla visão do exterior, sendo possível apenas enxergar um pedaço do céu azul. 
Certo dia, um sapo que morava num lago, em sua caminhada, passou por esse poço e olhou para dentro dele. 
-' Quem está olhando daí? ' perguntou um dos sapos de dentro do poço. 
- ' Sou o sapo que veio do lago. Por que você mora num lugar tão apertado como este?', disse lá de cima o sapo do lago. 
- ' Lago? O que é lago? Onde existe isso? ', perguntaram do poço. 
- ' O lago é um lugar que tem bastante água. Não é tão longe. Tanto que pude vir passear até aqui' 
-' O lago é grande? ' 
-' Se é grande? É bem maior do que isto! ' 
-' Que tamanho tem? Dessa pedra? ', perguntaram apontando uma das pedras que cercavam a boca do poço. 
-' Imaginem! Vocês acham que é tão pequeno? ' 
- ' Então deve ser desse tamanho ', e apontaram um pedaço de tábua que tinha caído no poço. 
- ' Não é pequeno assim, não. ' 
- ' Então tem o tamanho desse poço inteiro? ' 
- ' Que nada! Tem extensão bilhões de vezes maior do que este poço. Daqui também dá para ver o lago. 
Venham até aqui, que mostro para vocês', assim respondeu o sapo do lago. 
Mas os sapos do poço não quiseram acreditar. E começaram a gritar ruidosamente em coro: 
- ' Onde se viu tamanho absurdo? Você deve ser mentiroso. Deve estar tramando alguma coisa contra nós. Não queremos mais saber da sua conversa. Vá embora daqui! "

Pois bem, onde então eu quero chegar?
Recebi por e-mail um link que levava a um blog intitulado “Tiário de Crodt Lott” e num primeiro momento achei até um pouco engraçado. Li o aviso de que era um blog de humor que não era preconceituoso e blá blá blá... e acreditei. Não vi em nenhum momento no conteúdo algo que pudesse me levar a crer que se tratava de algo direcionado a alguém de verdade. Não é o tipo de humor que me agrada mas com algum esforço o blog consegue, em determinados instantes, até ser engraçado.
Mas, depois de até mesmo já ter me esquecido do referido blog, li em um jornal local que o mesmo era inspirado no movimento de emancipação de Teutônia Norte, no Município de Teutônia. Não podendo crer que seriam cruéis, a este ponto, com esta comunidade, voltei a acessar o blog para ver se dizia algo lá que insinuasse que éramos nós, os moradores do Bairro Teutônia, os inspiradores daquele “Tiário”. Mais uma vez entrei e não achei nada que me fizesse acreditar nisso... era um local inventado, fictício. Pronto. O jornal deve ter entendido mal.

Então resolvi acessar o Twitter do blog, para até quem sabe interagir e tirar qualquer dúvida sobre o assunto. Pois nem mesmo precisei interagir... está lá... Estampado!



Eles dizem não ser preconceituosos porém deixam claro de quem estão falando.
Me sinto sim insultado, e não só por mim, mas por toda a comunidade. Uma comunidade pioneira, empreendedora, valorosa e acima de tudo respeitadora.
Nem pretendo entrar, por hora, no assunto emancipação por achar irrelevante. O que me deixa triste é terem passado dos limites do humor e terem pessoalizado suas tentativas de piadas apontando uma comunidade inteira como sendo sua inspiração. Como se todos no Bairro Teutônia fossem matutos ignorantes, estúpidos e dignos de pena.
Me estranha um jornal como A Folha Popular de Teutônia dar plublicidade para tal.
Creio ser a visão do “Tíário de Crodt Lott” a mesma do sapo dentro do poço ou do buraco. Limitada por sua própria ignorância.
Então, como minha visão sobre o Bairro Teutônia é completamente diferente, nasce o Blog “Sapo fora do buraco” para, com o tempo, mostrar, de um outro ponto de vista, um pouco dos grandes feitos, valores e conquistas dessa comunidade.


Se você também concorda que não vivemos em um buraco e que nossa comunidade tem muito do que se orgulhar, mande seu depoimento e seu comentário ou envie a sua história para o email sapoforadoburaco@gmail.com e me ajude a contar a nossa verdadeira história.


O Sapo fora do buraco está também no Twitter: http://twitter.com/Sapoforadburaco


Atenciosamente


Aldo Kröte




7 comentários:

  1. Nao tem nada a ver com o que voce esta dizendo, isso ocorre pois foi a fonte de inspiraçao para uma brincadeira que se iniciou em relaçao a qual seria o nome do novo munissipio que se emanciparia no bairro teutonia!

    E nao estamos rotulando ninguem de ignorante ou algo parecido, pois nos mesmos tambem moramos aki no bairro e outros na cidade de teutonia, e nao seriamos ignorantes e preconceituosos a tal ponto, alias somos completamente contra qualquer tipo de preconceito!

    Opiniao cada um tem a sua, e cabe aos inteligentes respeitar, e nao julgar sem antes saber da verdade ou dos motivos! isso e algo muito simples que qualquer ser humano que tenha um pingo de sabedoria, nao só, sabe, mas tambem pratica!

    ASS: MAICO BLOMKER (PREFF DE CRODT LOTT)

    ResponderExcluir
  2. Pois Bem, sr. Maico... eu não teria feito nenhum tipo de comentário se Crodt Lott fosse um lugar imaginário. Mas como é o bairro onde eu moro, fiquei chateado com a falta de respeito. Não cabe aos inteligentes somente respeitar opiniões mas também aceitar críticas...
    Não disse que existia a intenção de insultar, mas disse que o insulto existe e isso é fato. Mesmo sem querer erramos e o erro de vcs foi pessoalizar e identificar Crodt Lott como sendo o Bairro Teutônia. E este foi o único detalhe que não lhes ocorreu. Pois foi o suficiente para, mesmo sem querer, insultarem seus visinhos.

    ResponderExcluir
  3. O.K. realmente foi uma grande falha isso de relacionar diretamente Crodt Lott com o bairro Teutonia. Mas nenhuma das 'notícias' foi inspirada na comunidade do bairro ou do município, conforme você dá a entender...

    E sim, você pode intepretar como bem entender, levar a sério uma brincadeira que ao meu ver não faz mal a ninguém e até mesmo se sentir ofendido.

    Pode até não parecer, mas gosto muito da cidade de Teutônia onde moro há mais de 15 anos e no momento não trocaria por outra cidade.

    Sucesso pra você com seu blog.
    Espero que possa agradar a quem se sentir ofendido ou algo que o valha com o conteúdo do meu blog.

    ResponderExcluir
  4. Desculpe sr. Maico, mas não sou eu que dou a entender que as notícias são inspiradas no Bairro Teutônia... foi vc que disse Crodt Lott = antigo "pairro" Teutônia. Então quem deu a entender foi vc. Nunca disse que vc gosta ou deixa de gostar do seu bairro, só disse que vc errou na medida. Acho, sinceramente, que seu blog pode dar muiito certo se vc corrigir este erro.

    Outra coisa. Não fiz o blog para agradar a quem se sentir ofendido. Fiz para falar sobre as coisas boas que tem no Bairro Teutônia e seu blog apenas me ajudou a dar o pontapé inicial.

    Como vc disse que gosta muito deste lugar espero que possa colaborar...

    Abraço

    Aldo Kröte

    ResponderExcluir
  5. Vocês não têm o que fazer?

    ResponderExcluir
  6. Sim. Eu tenho muita coisa pra fazer. Mesmo assim ainda encontro tempo pra dizer o que penso. E vc, anônimo?

    ResponderExcluir
  7. Oi...Aldo Kröte!!! É a Mariele!!
    Adorei seu site!

    ResponderExcluir