segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Cultura e o Coral de Queixas

     Olá,

     Ao contrário do que pregaram alguns anônimos, este Sapo está firme e forte.
     A revelação da  identidade do Sapo já estava prevista e ia acontecer mais cedo ou mais tarde e se escrevi tudo que escrevi foi porque tinha convicção que poderia assumir todas as responsabilidades quando minha verdadeira identidade viesse à tona.

    Continuarei escrevendo sempre que achar que devo e sobre o que eu achar que devo, sem me render as cobranças que  possam surgir (e algumas já surgiram) pois tenho prazer em exercer a minha cidadania e meu direito de ter opinião sem baixar a cabeça pra quem quer que seja. Sempre escutarei os conselhos e as opiniões dos meus amigos e meus companheiros, pois sei que vem para ajudar, e tenho consciência que ninguém é dono da verdade. Não tenho nenhum problema em mudar de opinião, quando o argumento for concreto e convincente.

    
     

     Mas chega de Blá, blá, blás e vamos ao que interessa.

     
     O assunto que me fez reservar um tempo para escrever para vocês desta vez é CULTURA.

    
     Cultura é uma palavra derivada do Latim Colere cujo significado é Cultivar. Porém a palavra pode ter uma gama enorme de outros significados e sentido muito amplo, tendo em 1952, no livro "Culture: A Critical Review of Concepts and Definitions" de Alfred Kroeber e Clyde Kluckhohn, sido encontradas pelo menos 167 definições diferentes para o termo.
 
      Aproveitando a estreita ligação de Teutônia com a Cultura Alemã, vou me ater aqui ao significado do termo alemão KULTUR que associa, comummente, Cultura à formas de manifestação artística e, ou técnica da humanidade como a Música, a Pintura, a Dança, o Teatro e o Artesanato, por exemplo.


  
     Teutônia é tida por muitos como uma Cidade muito rica em Cultura e eu concordo, em parte, com isso, pois é a Capital Brasileira do Canto Coral e tem uma Orquestra Municipal conhecida pelo mundo afora. Não podemos negar que o POTENCIAL  artístico-cultural desta cidade é muito grande.


     Mas também acho que usamos muito mal este potencial e os nossos 3 primeiros Prefeitos, (os mesmos que querem voltar juntos, agora) muito pouco fizeram para transformar este potencial artístico, cultural e turístico, em possibilidade de trabalho e renda para produtores,  empresários e a comunidade local em geral.

     Não precisamos ir muito longe (Gramado, Canela, Nova Petrópolis) para saber que vontade política aliada ao potencial da Cultura e do Turísmo, pode trazer oportunidade de trabalho e riqueza para toda uma cidade.

    Exemplifico isso com uma pergunta simples:

                 LAGO NEGRO                                                              LAGOA DA HARMONIA
O que 
o Lago Negro
  em


                                                            Gramado

tem,
que
a Lagoa
da



Harmonia em     Teutônia
                                                     não
tem?








  
      Potencial nunca faltou... 

    
     Mas, quero falar um pouco do que é feito hoje e dá certo.


     Recentemente Teutônia participou de um projeto inédito na América Latina. Isso mesmo... INÉDITO...
Podendo os artistas escolher qualquer lugar da América Latina para desenvolverem o Projeto, escolheram Teutônia.

O Mapa indica as cidades onde o Projeto já foi executado e deixa claro a importância de Teutônia neste cenário, sendo a única Cidade da América Latina que já participou.



     O Projeto, dos artistas Tellervo Kalleinen e Oliver Kochta Kalleinen, regido pelo músico Lucas Brolese, chama Complaint Choir ou Coral de Queixas e transformou as reclamações da nossa comunidade em um impressionante coro. O Coral de Queixas seria importante sozinho dado o ineditismo e a qualidade final do trabalho, mas já trouxe, na origem, uma característica que catapultou esta importância que é o fato do projeto fazer parte da 8ª Bienal do Mercosul. Nunca antes na história desta Cidade, houve um projeto cultural de tal vulto e tamanha importância. Participar de uma Bienal internacional é para poucos privilegiados.


     Este projeto foi acompanhado de perto pela imprensa de Porto Alegre, Cidade sede da 8 ª Bienal do Mercosul, com reportagem apresentada, também, aqui para região nos Programas Tele Domingo, Bom dia Rio Grande e Jornal do Almoço da RBS TV.

     Já a imprensa Local dispensou poucas linhas para o fato, o que não me surpreende.


O Coral de Queixas se apresentou duas vezes em Porto Alegre com direito a grande público e grande reconhecimento pela classe artística da Capital. Se apresentou em Lajeado com bom público e muitos aplausos e se apresentou duas vezes em Teutônia onde teve um pequeno, mas, importante e seleto público. 


     Além do Coral, o Projeto ainda conta com um DVD inteiramente gravado em Teutônia  que é a Arte final e   que está em exposição na 8ª Bienal do Mercosul, SALA 7 do Cais do Porto em Porto Alegre até o dia 15 de Novembro.

     Abaixo uma "canja" do Coral em um vídeo feito pelo pessoal da Imagine Foto e Vídeo no dia da Estreia do Coral de Queixas em Teutônia.





     Parabéns ao Lucas Brolese, Regente e Compositor da Música e a todos os Colegas Músicos, Coralistas e Compositores da Letra,  que, junto com este humilde Sapo,  fizeram um trabalho para se orgulhar de mostrar para os outros.

     Abraço


Sapo Fora Do Buraco
(Peecky)


7 comentários:

  1. Peecky, amigo querido de tantos assuntos e desabafos...é óbvio que esse Sapo não poderia ficar sozinho e quieto dentro do buraco rsrsrs não cabia dentro de um buraco tããão pequeno! Parabéns pelo trabalho e pela iniciativa... algumas vezes não concordo com algumas opiniões tuas, mas aí preciso de tempo para argumentar contigo, pq sei q não é uma tarefa fácil rsrsrs
    Teutônia, quem melhor do q nós pra falar dela?!?! Teutônia é uma cidade de muitos talentos, mas pouco aproveitamento deles. E quando surge um trabalho lindo, precisamos de reconhecimento de fora da cidade...os meios de comunicação local, pouca ênfase deram a esse lindo trabalho executado pelo nosso amigo Lucas Brolese. Enfim, fico feliz por sermos participantes dessa obra, e agradecida pelo reconhecimento q tivemos fora de Teutônia. Onde o nosso maior público, se deu na apresentação no Cais do Porto em Porto Alegre, num lindo dia de sol e aplaudidos de pé pelo público presente. Continue esse seu trabalho, ácido e doce, q desperta interesse e críticas! Abraço. Karina.

    ResponderExcluir
  2. Karina, muito obrigado pelo comentário e espero que tenhamos um tempo para estas argumentações controversas...kkkk... vou dar uma estudada aqui por que sei que discutir contigo é DUREZA ... kkkk

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Peecky pelo blog e ao Lucas pelo coral... saudade de Teutônia e de muitas pessoas e iniciativas... O Lucas sempre com um trabalho muito legal em música e cultura. Peecky um pequeno grande político. E não tenho dúvidas do maravilhoso potencial cultural/turístico de nossa cidade que deveria ser muito melhor explorado (no bom sentido) e divulgado. Aliás, coruja que sou, pra mim Teutônia é mais linda que Gramado (que é toda fabricadinha pra turista ver) e a Lagoa da Harmonia dá de 10 a 0 no laguinho negro.

    ResponderExcluir
  4. kkkk, Obrigado Lê. Também acho que o Laguinho Negro perde de longe pra nossa Lagoa da Harmonia.
    Abraço e obrigado pela colaboração.

    ResponderExcluir
  5. Quando li tua pergunta sobre a Lagoa da Harmonia me veio a mente que a algum tempo atrás eu e meu marido andamos pelo interior de Gramado e fizemos uma pergunta parecida: o que Gramado tem que Teutônia não tem. O interior de Teutônia é muito mais bonito que o interior de Gramado, mas falta vontade ou imaginação dos políticos para aproveitar tudo de bonito que a cidade tem, para a população ganhar dinheiro com o turismo. Estão fazendo algumas coisas a respeito, mas falta mais investimentos nas pessoas que estão relacionadas com os pontos turísticos. A algum tempo levamos um professor de cursos do Senar do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para conhecer a Harmonia, ele se apavorou como ninguém explorava uma região tão linda para vender produtos caseiros e artesanais. Mas imagina se alguém inventasse de vender alguma coisa iria ter um monte de gente se metendo, que não pode isso e não pode aquilo. Quanto a tua pergunta, felizmente no Lago Negro tem muitas árvores e infelizmente na Lagoa da Harmonia cortaram quase tudo, está horrível aquilo, é uma lástima que numa época em que muitos se empenham em plantar, outros simplesmente destroem um lugar tão lindo. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Marlene, Muito obrigado pela colaboração. Eu imagino que assim como eu e vc, outros tantos já devem ter percebido a mesma coisa... Só falta alguém, com vontade e poder pra fazer, começar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. SAPO! ADOREI este mistério, mas é desse jeito que a gente consegue pegar no pé e puxar mesmo, tudo de ruim e de bom que acontece. E o que falar do que NÃO ACONTECE? É LASTIMÁVEL!!! descobri esse blog agora e olha que minha terra natal é Teutônia, saí de lá em julho de 2001 e estou em Arroio do Meio, EM CIMA DO MURO, só observando de longe. Vejo que tem gente muito interessada, geralmente são pessoas com netos e com disposição de tempo e financeiro, que não se intimidam em lançar novas propostas e eu acreditei nelas. Dei uma reviravolta no Primeiro Salão de Artes Visuais de Teutônia em final de setembro com a Instalação intitulada: "PASSADO...PRESENTE...FUTURO? HERANÇA MALDITA?" Repercutiu muito bem aí e Arroio do Meio onde tá exposto até 09.12 na SEC.Univates é a próxima parada, depois segue adiante. O que observo é que as pessoas tem medo de se distanciar um pouco da rotina do dia, a cultura, o tempo de ir ver uma Mostra de Arte ainda é coisa desconhecida do povo. Vai quem é esclarecido culturalmente, quase todos. E o resto? Parabenizo o Lucas, fiquei sabendo dessa apresentação por uma artista plástica como eu tbm, numa pousada em Morro Reuter em novembro. Tenho um exemplo claro pra contar sobre a não valorização do artista plástico ou visual aí em Teutônia. E se vc, Sapo Fora do Buraco tiver interesse em publicar, eu conto tudinho! Enquanto que políticos constroem suas "pequenas mansões", nãao é dada atenção ao que temos no interior, nem sequer um CENTRO CULTURAL TEMOS PRA EXPOR, é preciso pagar quase mil reais de aluguel na associação da Água pra ocorrer um evento que preste...e por aí vai...eu já desanimei tantas vezes, que várias vezes tive vontade de atirar meus pincéis pela janela. Agora que estou fora de Teutônia, me dizem: participa pra dar mais relevância ao evento! Voltamos pra casa com troféus, nada que ajude a custear os grandes custos pra fazer uma produção de arte contemporânea e conceitual...QUE É ISSO? quem se deu ao tempo de analisar, entendeu o recado! Está eleito o elo entre nós, Sapo. Não tenho papas na língua e ponho minha indignação tbm no facebook, pra alguma coisa isso tem que servir! Aqui em A.M. NUNCA viram uma instalação, nem MARGS, nem galeria de arte e não sabem prestigiar algo novo (pra eles), pois as Bienais estão aí há tempo!!! Adorei teu blog e conte comigo pra tudo que eu puder contribuir a favor de uma sociedade mais expressiva, com ausência de medo e poder de inovação! Abraços

    ResponderExcluir